segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Morre o inventor do famoso fuzil de assalto soviético AK-47



 
(Foto: Jens Meyer/AP)

Mikhail Kalashnikov, inventor do famoso fuzil de assalto soviético AK-47, morreu nessa segunda-feira, 23, aos 94 anos. O idealizador da arma estava enfrentando problemas de saúde e seguia internado desde novembro.

O trabalho de Kalashnikov para a União Soviética o imortalizou no nome da arma de fogo mais popular no mundo inteiro. Ela era usada tanto por exércitos regulares quanto por grupos armados clandestinos e rebeldes em todo o planeta. Seu nome, AK-47, é uma combinação das iniciais do fuzil, ´´Avtomat Kalashnikova´´, e o ano em que a arma começou a ser produzida em larga escala, 1947.

Tendo como principal inspiração o assalto alemão Sturmgewehr 44, a AK-47 se tornou popular em função de sua manutenção relativamente simples, alta capacidade de resistência a condições adversas, como água, areia e lama, e também por seu baixo custo.

Em 2007, Kalashnikov foi questionado sobre como se sentia em ter contribuido para o derramamento de sangue em conflitos pelo mundo. Ele então respondeu: "Eu durmo bem. São os políticos os culpados pela falta de acordo e pelo recurso à violência."

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário